14/11/2007

Na Itália comoção. No Brasil indiferença.

Brigas entre torcidas "organizadas" aqui no Brasil já é comum. Mortes nem causam tanta comoção mais. Ir a clássicos do nosso futebol hoje é perigoso sim! As torcidas organizadas parecem estar mais preocupadas em brigar com a torcida rival do que torcer. Os gritos mais ouvidos são de guerra e não de incentivo. E a desorganização do nosso futebol só tem contribuido pra que isso continue acontendo. Eu não encontrei evidências de que os clubes dão algum incentivo às organizadas, mas sempre ouço e leio comentários de que essas "torcidas" ganham ingressos e ônibus para os jogos.

Infelizmente, essa ignorância coletiva não está restrita somente ao Brasil. Toda Copa do Mundo vemos os ingleses arrumando confusão. Parece que torcer faz com que essas pessoas deixem de pensar.

Todos nós vimos os últimos acontecimentos na Itália. A diferença entre lá e aqui é que lá os governantes parecem levar a sério os fatos. Os jogos do Campeonato Italiano estão suspensos. A morte de apenas um torcedor comoveu todo o país. No Brasil morrem quatro ou cinco por clássico, mas isso já é normal. Até esperado. Lá esses confrontos entre torcedores rendem centenas de prisões e processos. Aqui, alguns poucos ficam presos durante os jogos e soltos logo depois. "Estatudo do Torcedor"?? Parece até piada...

Acho que ao invés desses deputados que retiraram a assinatura do pedido para a realização de uma CPI do Futebol com medo do terrorismo político do presidente da CBF (no blog do Juca Kfuri tem tudo sobre isso) para não colocar em risco a realização da nossa copa, deveriam é se incomodar com essa "vista grossa" que todo mundo faz com tudo o que acontece no nosso futebol. Será que só eu tenho ESPN em casa? Os comentários que ouvi sobre o jogo Brasil x Equador foram bizarros. Por que ninguém fala nada? Se eles consideram que Copa do Mundo é isso, vamos passar vergonha.

Nenhum comentário: