29/01/2008

Juíz tem direito de errar?

SÃO PAULO/CORINTHIANS
Foto: Miguel Schincariol, do site oficial do São Paulo

Domingo eu não consegui ver muita coisa do lance do gol anulado do Adriano no clássico nos programas esportivos, ouvi na JovemPan que aparentemente tinha sido um lance normal e que também não seria nenhum escândalo o fato do juíz ter anulado o gol. Também ouvi comentários em outras rádios (não fico em casa de domingo, hehe) dizendo que o erro mais grave tinha sido o lance do pênalti não marcado no Dagoberto.

Ontem, eu nem quis comentar o lance do gol, também achei o lance do pênalti mais "erro" do que o do gol anulado.

Mas ontem no "Linha de Passe" da ESPN eu fiquei até espantado com os comentários. Achei alguns até exagerados. Sinceramente, vendo o lance por inúmeros ângulos em câmera lenta, indo e voltando, avançando quadro a quadro, acho que o gol foi legítmo. Porém, concordo com a idéia de que ao vivo o lance pareceu falta. Sei que é chover no molhado, mas o juíz não tem replay. Não dá pra culpar o cara.

No lance do pênalti sim, foi um erro contundente. Acho que de qualquer lugar deu pra ver o pontapé que o Dagoberto levou.

Mas e aí? O que pode ser feito? Anular o jogo? Declarar vitória ao São Paulo? O jogo acabou 0 a 0 e pronto. O São Paulo enviou um pedido a FPF pedindo a não escalação de Sálvio Spínola em jogos do Tricolor. E conseguiu. Como já acontece com outros árbitros em relação ao São Paulo.

E se a moda pega? Já pensou se a FPF passa a acatar toda reclamação dos times e passa a "não escalar" certos árbitros em certos jogos? Logo não vai ter mais juíz disponível! Eu acho que erros absurdos, como o lance do Tinga com o Fábio Costa na partida entre Corinthians e Internacional em 2005, deve existir uma punição ao árbitro sim. Afinal já existem recursos que permitem saber o que o juíz pode ou não pode ver no lance em questão. Se ficar comprovado que ele viu e errou, sofre a punição. Caso contrário não dá pra culpar o juíz, afinal ele não tem replay!!

***

Por favor leiam este post do blog do Juca Kfuri. Engraçado como a paixão nos deixa cegos.

***

Piada do dia: "Para volante Fabinho, Corinthians é favorito em tudo"

Nenhum comentário: