17/12/2007

Os Mundiais e a Fifa

Ontem o Milan bateu o Boca Juniors e agora é o único time com quatro mundiais.

Claro, os corintianos de plantão não concordam com isso, porque o "mundial oficial" organizado pela Fifa está apenas na quarta edição, e o Milan só venceu uma vez esse torneio. O motivo disso tudo é que o Corinthians é, de fato, o primeiro campeão mundial da Fifa, conforme anunciou a própria entidade antes do jogo de ontem.

O que aconteceu então com os outros "mundiais"? A Fifa entrou em acordo com a Toyota , que organizava a tradicional Copa Toyota, para que ela passasse a organizar um torneio mundial, também no Japão mas com mais clubes, representando outros continentes, com o patrocínio da Toyota. A Fifa incorporou toda a história da Copa Toyota e passou a considerar os vencedores do antigo torneio como campeões mundiais também.

E qual mundial realmente conta? Conta o que a torcida considera como mundial, o que a torcida realmente quer que seu time vença. A Fifa só entrou em acordo com a Toyota justamente por isso, porque ninguém deu valor ao mundial disputado em 2000. Os principais clubes queriam mesmo a taça da Toyota, pois era a que tinha mais história. Aí começou as gozações entre corintianos e os "outros" campeões mundiais. Cada um desdenhando do mundial do outro. Os corintianos sofreram um pouco mais com as gozações porque a Fifa andou cometendo algumas gafes quando começou a divulgar o mundial em 2005. Esqueceu de listar o Corinthians na relação dos clubes campeões mundiais e chamou a competição de 2000 de ensaio.

Talvez a fórmula de disputa ainda não seja a ideal, mas o fato é que, tirando o mundial de 2000 que foi totalmente diferente, em 2005, em 2006 e em 2007 a final foi justamente entre o campeão da Libertadores e o campeão da Champions League.

[modo torcedor ligado]

Os corintianos estão eufóricos pelo que a Fifa disse no sábado. Mas foi a própria Fifa que chamou o mundial deles de ensaio, que esqueceu de listar o time deles entre os campeões mundiais e que também menosprezou o mundial de 2000...

Eles são únicos...

Vai dizer que você nunca recebeu aquela história do Marcelinho que foi buscar o Zé Elias no aeroporto?

[modo torcedor desligado]

Nenhum comentário: