19/12/2007

Mais um pouco de Mundiais

Eu comentei que os corintianos estavam eufóricos por que a Fifa declarou que só podem ser considerados campeões do mundo o Corinthians, o São Paulo, o Internacional e o Milan. A mesma Fifa que esqueceu de listar o próprio mundial na lista dos campeões mundiais e que chamou o torneio de 2000 de ensaio. Na verdade eles estão muito mais que eufóricos. Talvez isso seja reflexo do rebaixamento, só assim pra entender a felicidade deles com o que a Fifa disse.

Eu, na minha modesta opinião, acho que isso é dor de cotovelo, porque queriam mesmo é ganhar o mundial clássico, aquele em que o campeão da Libertadores enfrenta o campeão da Champions League.

Mundial da Fifa, Torneio Interclubes, Copa Toyota, não interessa o nome burocrático que dão ao torneio. O que realmente importa é a sua relevância para o resto do mundo. Ou você, caro amigo corintiano, vai negar a importância dos torneios realizados antes de a Fifa "adquirir os direitos" do mundial da Toyota? Aliás, porque será então que a Fifa fez isso? Talvez porque em 2000, quando os dois torneios foram disputados, foi dada pouca importância para o que a Fifa endossou e o mundo todo preferiu chamar o Boca Juniors de campeão do mundo?

Li agora a pouco a coluna do Humperto Peron, da Folha, e concordo com o que ele disse. Simplesmente não dá pra desconsiderar o que aconteceu antes de a Fifa resolver fazer um torneio de clubes. Aliás, antes disso, nem sequer existiam clubes para a Fifa, que só considerava as seleções.

Caros amigos corintianos, por favor, entendam, isso não é provocação, como acharam meu cunhado e meu amigo Foca ontem. É fato. Assim como vocês consideram que o mundial de 2000 é tão importante quanto os outros, o resto do mundo considera o outro torneio muito mais importante, tanto pela sua tradição como pela sua história. Quanto a vocês, vocês continuam sendo únicos.

Nenhum comentário: