31/10/2007

A Copa é aqui, e agora?

Desde o anúncio oficial de que a Copa de 2014 será no Brasil eu tenho lido e ouvido uma quantidade enorme de críticas. Gente dizendo que o Brasil não tem condições mínimas de realizar um evento como a Copa por diversos motivos. Gente que acha melhor que a Copa não venha para o Brasil porque nossos políticos são corruptos e vão desviar dinheiro das obras para a Copa. Gente que acha que seria melhor investir em saúde e educação do que construir estádios.

Eu penso que quem saiu por aí dizendo que não quer a Copa aqui para evitar que dinheiro público seja desviado na verdade não quer é ter que cobrar, das pessoas para quem votaram, transparência e honestidade. É muito mais fácil depois dizer que preferia que a Copa fosse realizada por outro país do que ter que se lembrar em quem votou nas últimas eleições. A grande maioria dos brasileiros vota e esquece, não gosta de política e não se esforça pra entender. Depois reclama que paga muito imposto e que todos os políticos são corruptos. Se são mesmo, a culpa é nossa, porque não cobramos.

Outros preferem dizer que, em vez de se construir estádios monumentais, o governo deveria se preocupar em investir todo esse dinheiro em educação, saúde e obras para o bem estar da sua população. Se eu entendi bem a proposta do Brasil para sediar a Copa, os estádios serão reformados por seus respectivos donos. A diretoria do São Paulo Futebol Clube, por exemplo, já avisou que o Morumbi será sua responsabilidade e que espera apenas obras de infraestrutura da prefeitura. Mesmo estádios "públicos", como o Maracanã e o Mineirão, terão parcerias com empresas privadas que terão, no futuro, o direito de explorar esses estádios (não sei se "explorar" seria o termo correto, mas acho que deu pra entender). Ou então fazer como a prefeitura do Rio de Janeiro fez com o novíssimo Engenhão (ô nome feio!), que foi licitado e concedido ao Botafogo. E que agora se prepara para fazer a mesma coisa com o Maracanã. Se não me engano isso também aconteceu com o RioCentro, no Pan do Rio, certo?

Agora, de nada adianta cosntruir escolas, se nossas crianças não tem o mínimo interesse em aprender. Nossas escolas públicas não podem reprovar seus estudantes e nossos professores apanham de seus alunos. Respeito e boas maneiras se aprende em casa com os pais.

Aliás, é exatamente essa falta de respeito com os direitos alheios que pode ser a causa de um fracasso na nossa Copa. O brasileiro é muito folgado. Sabe de cor seus direitos mas ignora todos os seus deveres como bom cidadão. Parece fazer questão de fumar onde não pode, de jogar lixo no chão, de furar filas. Pode até ser que nos jogos da Copa o lugar marcado dos ingressos seja plenamente respeitado. Mas será que no próximo Corinthians e Palmeiras, ou Flamengo e Fluminense, ou Cruzeiro e Atlético-MG o torcedor que chegar em cima da hora vai encontrar seu lugar livre e limpo?

Devemos entender também que não precisamos fazer uma Copa que não foi feita em lugar nenhum antes. Ouvi comentários de jornalistas contando que na Copa da Alemanha existiram problemas de transporte coletivo ao fim dos jogos. Gente que teve que ficar horas na fila pra poder pegar um ônibus ou um trem pra poder voltar pra cidade. Será que porque é na Alemanha ninguém reclama?

A Copa aqui no Brasil tem tudo pra trazer benefícios para o país e para seus cidadãos, mas não depende exclusivamente de seus organizadores, depende de cada um de nós também.

Nenhum comentário: