11/05/2009

Considerações sobre o Paulistão

Finalmente chega ao fim o Paulistão. O Campeonato Paulista é muito tradicional no Brasil. É o torneio estadual mais difícil e o mais importante do país. Mas é disputado paralelamente com a Libertadores da América, indiscutivelmente o torneio mais importante de todos para os times sulamericanos dirante o primeiro semestre. Sem falar na Copa do Brasil.

Não quero desmerecer nem tirar a importância do Paulista, mas é inegável que, de todos os campeonatos disputados no ano, é o menos importante. Os times que disputam a Libertadores quase sempre declaram que o foco é o torneio sulamericano e que podem escalar seus times reservas em jogos do paulista para preservar seus jogadores para a Libertadores.

Mas qual é a importância real do Paulistão? Com 20 times, todos contra todos em turno único de onde se classificam os quatro melhores para semifinais e finais. Convenhamos: é muito time e muito jogo para no final separar apenas os quatro melhores. Sem contar que a grande maioria dos times do interior só fazem figuração. Tirando os clássicos, a esmagadora maioria dos jogos são muito chatos! Salvo esse ano em que os quatro principais times do estado se classificaram para as semifinais e a rivalidade entre eles é que deu a graça em ser campeão.

Agora, olhando um pouco a partir do ponto de vista de um clube do interior, o Paulistão é o torneio mais importante de todos! Para a maioria dos clubes do interior do estado, não existem outros campeonatos pra se disputar. Alguns times são montados para o Paulista e desmontados logo depois. Salvo se alguém consegue se classificar para a Copa do Brasil (aliás, alguém sabe como se classificar para a Copa do Brasil?) ou Série C. É a chance que eles tem de jogar contra os grandes times da capital. Contam com a renda desses jogos pra sustentar suas finanças e exibem suas “revelações” para os times maiores para, quem sabe, vendê-los.

Eu discuto muito com meus amigos a importância do Paulista. Como sãopaulino, costumo desdenhar dos palmeirenses e dos corintianos. Digo que o Paulista é um campeonato pra quem nunca ganha nada importante, pra quem não comemora nada a muito tempo ter o que comemorar. Mas gostaria que o Paulista fosse reestruturado. Tivesse mais emoção do que 19 rodadas, dezenove rodadas, pra separar só quatro melhores. Poderia ter mais mata-mata e menos rodadas classificatórias. Mas infelizmente, quanto mais jogos melhor para a FPF que vende os direitos de transmissão dos jogos pra outros países.

Em tempo, parabéns ao Corinthians, campeão paulista 2009! E não vou comentar aquele palco/plataforma/imitação de foguete e a “festa” preparada pela FPF que foi vergonhosa!

Nenhum comentário: