16/02/2009

Teve clássico ontem?

Pois é. Teve.

Mas ninguém está falando do jogo de ontem. Estão falando de tudo que aconteceu ao redor do jogo, das diretorias dos dois clubes se provocando durante a semana por conta da cota de ingressos para a torcida visitante, do confronto entre corintianos e a polícia, da depredação do Morumbi, enfim, nem parece que São Paulo e Corinthians jogaram ontem.

Pra mim o jogo foi horrível, independente do resultado. Na minha opinião, dois times que entram pra não perder não tem como apresentar um jogo agradável de se assistir. Tá certo que foram dois lindos gols ontem, mas foi um jogo feio, com um juiz ruim e com muita violência. Foram 13 amarelos e 3 vermelhos.

Achei um absurdo o técnico do Corinthians culpar a comunicação por rádio da arbitragem pela expulsão do Túlio. Um jogador agride outro, claramente, e o juiz é que é o culpado. E não foi um tapinha não, como disseram no Futepoca (aliás, veja você mesmo a agressão do Túlio ao André Dias), foi um soco mesmo. Também acho que o zagueiro do São Paulo deu uma provocada. Se eu fosse o Túlio, caia me contorcendo. Mas, fale a verda, vocês que jogam bola mais do que eu, é muito irritante um jogador que fica se jogando, não é mesmo?

E os ingressos?

Os ingressos. O principal combustível para toda a violência de ontem. Pra mim os 10% do Corinthians foram mais do que suficientes. Sobraram, afinal, devolveram mais de mil ingressos pro São Paulo. Depois, a diretoria do Corinthians usou o preço dos ingressos como desculpa. Não dessem então os ingressos mais baratos para uma de suas torcidas organizadas, afinal, a “massa corintiana” não se resume a uma torcida organizada, não é mesmo? E teve muito corintiano que assistiu ao jogo tranquilamente com os sãopaulinos das cadeiras inferiores.

O confronto

O amadorismo das duas diretorias, a omissão da FPF, o incrível despreparo… Quem foi o culpado pelo confronto de ontem? Convenhamos, torcida organizada não vai pro estádio pensando em simplesmente assistir ao jogo. Todo mundo sabe disso! Quem não viu na tv a torcida do Corinthians chegando ao estádio cantando “OoO, a violência voltou… a violência voltou…”?? Não dá pra culpar unicamente a quantidade de ingressos. Também não dá pra culpar só a torcida do Corinthians. Acho que todos tiveram sua parcela de culpa. E, pergunto agora, alguém foi preso?

O Morumbi já foi depredado em outras ocasiões tanto por corintianos como torcedores de outros times. E se os torcedores do São Paulo não destroem o próprio estádio, basta lembrarmos da Libertadores de 2005, onde sãopaulinos destruiram quase toda a Avenida Paulista. E isso porque estavam comemorando um título. E mais uma vez pergunto, tem alguém, que participou desses vandalismos, preso?

Alguém vai preso nesse país? Concordo com o Juca Kfuri, somos todos inúteis! E ainda queremos ter Copa e Olimpiadas no Brasil.

Recomendo o post do Futebl & Negócio sobre como não fazer um clássico.

2 comentários:

Rafael Fernandes disse...

A questão da briga pra mim é óbvia: parte sempre das mesmas pessoas e de uma minoria. Quantas pessoas foram ao estádio? 30 mil? Quantas REALMENTE brigaram (não as que se envolveram acidentalmente)? Mil, se muito? Falam da "selvageria" dos estádios mas isso se resume a uma minoria de animais. Isso me lembra a confusão naquele Corinthians e River: uns 300 (estou exagerando) idiotas arrumando confusão e os outros 30 e tantos mil olhando atônitos. Se nossa polícia e nossa justiça fossem sérias isso se resolveria rapidamente.

Big disse...

E quem paga o pato? Nós! Agora querem reduzir de 10% para 5% a cota para visitantes. Ao invés de prender quem realmente vai pra guerra, diminuem a quantidade de ingressos das pessoas que querem apenas assistir ao jogo. Porque as diretorias sempre dão ingressos para suas organizadas, então o que sobra pra gente?
Esse clássico é a prova de que não evoluímos o suficiente pra termos uma copa aqui. É muita incompetência pra um jogo só! E ainda no estádio que seus donos dizem ser o mais preparado pra copa! A "diretoria mais profissional do país" usou seu direito de limitar os ingressos dos visitantes pra provocar o rival. A diretoria do Corinthians, em época de eleições, aproveitou e jogou pra galera. A torcida usou isso como desculpa pra depredar o estádio rival. E a polícia não soube o que fazer. E nós corremos o risco de não podermos mais ir ver nossos times jogarem por conta de toda essa incompetência.