24/03/2009

Unificação dos títulos?

Já escrevi sobre isso. A grande pergunta que fica é porque não se conta os títulos anteriores a 1970?

Na verdade a CBF não "conta" porque o Campeonato Brasileiro propriamente dito foi instituído em 1970. Então, o título de Campeão Brasileiro só existe mesmo depois de 1970, antes disso o título é equivalente. Isso é apenas uma questão de nomenclatura. A CBF faz isso e a FIFA também. Pura politicagem.
Mas no fundo mesmo, a importância do título quem dá é o time e a torcida. A torcida do Palmeiras e a torcida do Santos comemoraram os tiítulos, e as torcidas rivais sentiram a derrota de seus times. E é só isso que conta pro torcedor. Se o time quer ganhar e a torcida também, nem que a final seja decidida na moeda, a torcida vai comemorar.

Vou citar dois exemplos. Aquele "Super Campeonato Paulista" que o SPFC ganhou. Eu nem me lembro quando foi. Que graça teve? E aquele tal Mundial de Clubes da Fifa em 2000? Encontre alguém, uma pessoa só, que não seja torcedor do Corinthians e que tenha considerado aquilo um torneio sério. Nem os times que participaram consideram aquilo sério. Nem a própria FIFA gosta de lembrar daquilo. Agora convença um corintiano disso! Pra eles o penalti pra fora do Edmundo que deu o título de Campeão Mundial de Clubes da Fifa (que nome pomposo não?) pra eles é a maior glória conquistada até então.

Podem por o nome que quiser no campeonato. O que conta mesmo é o que a torcida quer. Se amanhã o Campeonato Brasileiro mudar de nome, e meu Glorioso Tricolor ser campeão pela quarta vez seguida, eu ainda assim, vou considerar que meu time é HEPTA Campeão Brasileiro.

Nenhum comentário: